A Creche

Mais cedo ou mais tarde, todos nós temos de enviar os nossos rebentos para a escola. Faz parte do crescimento deles. Mas há uns que vão mais cedo que outros.
 
É o martírio de qualquer mãe, principalmente mães que trabalham e que não podem deixar o bebé com a família, ou vai para a creche, ou vai para a ama.
 
Por aqui, não tenho ajudas nesse sentido, desde cedo que soubemos que o íamos enfiar na creche ainda em bebé. Aliás, era uma das razões que a puxar pelo "se calhar é melhor não termos filhos", o facto de não termos familiares aqui que pudessem ficar a tomar conta deles.
 
Mas como ganhou o "vamos ter um filhote", tivemos de nos fazer á vida.
 
Primeiro, escolher creche ou ama. A ama é um serviço mais "personalizado", é quase como ter um familiar a tomar conta dos nossos rebentos, mas é preciso ser uma ama de confiança. E como encontrar uma ama de confiança aqui na Grande Lisboa, sem ter referências nenhumas? Mais vale não arriscar. Creche é mais seguro nesse sentido.
 
Segundo, programar quando iria entrar na creche. Ora, ele estava previsto para Janeiro, e nós escolhemos a licença 5+1. Assim, eu ficava em casa até meio de Junho, o pai até meio de Julho. Valeria a pena inscrevermos o miúdo na creche o final de Julho e Agosto? Não, era preferível entrar em Setembro, no próximo ano lectivo . Até porque muitas creches estão fechadas em Agosto. Então decidimos usar as férias para esticar o tempo em casa com o rapaz e inscrever só em setembro.
 
Depois, eu conhecia duas creches aqui no sítio onde vivo, e tinha visto que uma delas as inscrições eram só em Maio. Por isso não precisava de me preocupar muito cedo com este assunto. Até porque não me apetecia mesmo naaaaaaaaada andar a tratar deste assunto.
 
Mas depois comecei a ouvir outras mães de Janeiro a contar as suas aventuras a inscrever logo os miúdos (ainda elas estavam grávidas) para garantirem vaga e assim. Aí preocupei-me um bocado, mas pronto, aqui iria ser diferente. Até porque não podia fazer a inscrição muito mais cedo.
 
Rapaz nasce, depois de passar as maiores preocupações do momento (sono e alimentação) começo a pensar que não posso fugir mais com o cu à seringa, tenho de me dedicar em arranjar um sítio para ele. Afinal de contas, ele não podia mesmo ficar com os avós.
 
Começo a ver as IPSS da freguesia.... fecham às 19h. No meu trabalho o mais cedo que saio é às 19h (outras vezes às 19h30 outras às 20h). Mesmo que por um milagre conseguisse ficar sempre a sair mais cedo, já era tarde de mais. O pai, bem ultimamente tem estado deslocado no trabalho, não posso contar com ele para o ir buscar. Ou seja, estas IPSS não são solução (mesmo que tivesse vaga, o que já era outro SE muito grande).
 
Toca a alargar a busca. Mas, e como procurar? Existirá algum site que indique as IPSS e colégios privados que existem? Não encontrava nada. Google maps ia encontrando um ou outro. Depois percebi que o problema (ou um dos problemas) é que andava a procurar "berçários" e devia procurar "creche". Fica aqui a dica.
 
Só depois de ver alguns é que encontrei este directório. Muito, muito útil. Foi só pôr a área e encontrei logo as várias creches existentes. Depois foi só ver uma a uma os sites, ver localização, horários, pr€ços.... e fiquei com uma lista de potenciais creches para o miúdo.
 
Uma, já não tinham vagas. Outra, fechava às 20h, parecia ideal para nós, também achavam que não ia ter (dependia se alguns meninos iriam passar para a sala de aquisição de marcha ou não), mas para não irmos contando muito com isso. Ah, e o fechar às 20h era prolongamento, o fecho normal era ás 18h30, ou seja, tinha de se pagar mais para ele ficar mais tempo.
 
E fomos para a última opção. Que só era última opção pois fecha às 19h30, porque de resto em termos de edifício, "fama", localização, batia a outra a pontos.
 
Fui fazer a visita, gostei, não inscrevi logo pois queria saber a opinião do marido. Que foi "então, se gostaste força, eu confio!". Voltei no dia seguinte a confirmar que queria inscrever o meu filho, e pronto, ele ficou com a última vaga.
 
Mas a angústia continua...que vou eu fazer quando voltar a trabalhar a tempo inteiro? Aiai...
 
Enfim, depois da inscrição, ficou combinado de passarmos por lá em Agosto (sim, só fecha no final de Agosto!) para combinarmos a entrada. Basicamente, o que tínhamos de levar, o que identificar, dizermos como ele era a comer, a dormir... esse tipo de coisas.
 
E chegou a semana da entrada na creche. No fim de semana andei ansiosa a preparar tudo, a ver se não me esquecia de nada, a ansiedade do fazer algo novo (eu sofro muito por antecipação)... nem estava preocupada em deixá-lo lá. Sempre racionalizei que aquilo lhe ia fazer muito bem, já que ele está muito pegado a mim.
 
E chegou a segunda feira. Começa logo menos bem, o rapaz que costuma acordar às 8h, nesse dia não acordou, tivemos de o arrancar do sono. Mas lá o vesti, dei maminha, arrumei o resto das coisas. Vou eu com o pai até à creche. Estava um casal a entrar à nossa frente, a entregar a menina a uma funcionária (educadora? Auxiliar? Não sei). Então não é que o nosso rapaz começa logo a esticar os braços para ir também para o colo dela? Hilariante.
 
Depois lá foi para a sala dele com outra funcionária (e aqui vou confessar que ainda não sei nomes nem quem está com ele na sala) e começa a dar-me o aperto no peito.... a sala estava vazia.... ainda não tinham chegado meninos nenhuns. Se por um lado era bom pois tinha a atenção toda para ele... por outro lado....ui... fiquei tão mas tão triste... e depois nós a sairmos de surra, ainda mais triste fiquei. Ainda não tinha chegado ao carro já chorava.
 
Depois estive a trabalhar enquanto ia recebendo notícias do pai. Claro que eram péssimas: birras enormes, não o conseguiam pôr a dormir. Só a papa é que comeu lindamente (menos mau). Quando chegou a hora o pai foi busca-lo e diz que ele estava a dormir / dormitar na espreguiçadeira, ainda a soluçar (deve ter chorado até adormecer). Mas quando chegou a casa dormiu bem, menos mau. Quando eu cheguei estive a dar maminha, depois ele comeu a sopa bem, e o resto da tarde também passou muito bem. Não parece ter havido ressentimento.
 
A noite já foi um pouco pior, com ele a acordar de cada vez que o pousava na cama.
 
Segundo dia de creche, continuou a ficar lá bem (desta vez um pouco mais de pé atrás mas ainda sem choros), continuou a não adormecer bem, mas já dormiu 40 min (acho que na espreguiçadeira à mesma). Quando o pai o foi buscar, estava sentado no chão a ver um outro menino fazer birra enquanto comia, mas quando o viu foi logo a gatinhar ter com o pai.
 
E pronto, amanhã, dia 3, vamos ver como fica. Mãe sofre!
 
 

Comentários

  1. OFERTA DE EMPRÉSTIMO SERIO
    Eu venho aqui para lhe dar um testemunho de um empréstimo do adquirido. De fato, é graças à Sra. Farida Daviau que obtive um empréstimo de € 5.000 com uma participação de 2%. Você precisa de um empréstimo aqui. O endereço do Need é um empréstimo honesto e confiável: Número do Whatsapp: +351 963 144 341 emprestimo.pto@gmail.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Amamentação Parte I - No hospital

Flashback – Inscrição na Consulta de Saúde Materna