O B-A BA das roupinhas de bebé

Estava eu no primeiro trimestre e a minha preocupação maior era saber se estava tudo bem na primeira ecografia, e já a minha sogra tinha começado a comprar roupa para o neto. E foi aí que me apercebi, eu não percebia nada do assunto!

Sim, já tinha visto bebés antes, vestidos de maneira mais ou menos informal, mais ou menos pipi, mas nunca tinha parado para pensar nas coisas. E surgiu-me a dúvida, o que veste um bebé? O que é que eu preciso de ter? O que é que eu quero comprar?

O que vale é que nesta era de internet temos muitas ferramentas à nossa mão para tirarmos estas dúvidas sem parecermos muito estúpidos e então embarquei nesta viagem de aprendizagem e descoberta.

Não vou fazer aqui um post daqueles oficiais e super informativos sobre as roupinhas dos bebés, mas sim descrever as minhas dúvidas e o que eu aprendi (e o que decidi) sobre os diferentes itens. Pelo sim pelo não, se vier alguém aqui ler com as mesmas dúvidas que eu, vou deixar fotografias de sites de venda online. Deixo as fotografias e não os links pois já sabemos que daqui a um mês já aquilo não está lá, ok? Qualquer coisa, no final da página estão os links para as lojas para poderem dar uma espreitadela.

Vamos começar pelo básico, eu sabia que havia dois tipos de roupa de bebé com nomes em inglês, os bodies e os babygrows, portanto menos mau. E agora, qual era qual?
 
Body:
O body é a roupa interior por excelência do bebé. É aquela “camisola” que se veste e prende entre as pernas. Pode ser manga curta ou manga comprida, algodão mais leve ou cardado (significa que tem aquele pelinho por dentro, não quer dizer que tem cardos, ok?). O que eu aprendi? Que deve ser 100% algodão, pois está em contacto directo com a pele, e que para recém-nascidos é preferível aqueles que apertam de lado ao invés dos que entram pela cabeça (apenas se nós não temos muita prática). Há alternativas a comprar bodies? Acho que há tipo umas camisolas interiores, mas sinceramente, nunca vi ninguém não usar isto num bebé. Pode não ser sempre (dias muito quentes por exemplo) mas usa-se.
 
 Body cruzado à frente, Vertbaudet
Body sem abertura frontal, Vertbaudet
 
Babygrow:
É o “fato-macaco”, a roupa exterior que cobre o bebé. Geralmente é mais bonitinha e pode ser feita de diversos materiais. Para as estações mais quentes, geralmente usa-se de algodão, para o inverno já terá de ser veludo, ou outro material assim mais forte. Ah, e depois há também os pijamas. Pessoalmente a única diferença que vejo é que os babygrows são mais pipi e os pijamas mais simples para usar em casa, mas para mim fica tudo no mesmo saco e acabou. Conselhos, para bebés recém-nascidos não comprem babygrows com botões nas costas. Além de ser mais difícil de vestir, eles passam o tempo todo deitados e os botões podem magoar. Também me deram o conselho de comprar sem pezinho, pois assim dá para mais tempo, mas sinceramente, são mais difíceis de encontrar, portanto não tenho nenhum!
 

Babygrow fechado à frente, Fitfiu
 
Pijama fechado atrás, Vertbaudet
 
Calcinhas interiores:
Sim, principalmente no inverno, precisamos de manter as perninhas quentes também. Se na parte de cima já temos o body, por baixo podemos usar umas calcinhas de algodão. A minha dúvida aqui foi, o que se veste primeiro: As calças e o body fecha por cima das calças (tipo os adultos quando vestem um body e umas collants) ou ao contrário? Pelos vistos a resposta é primeiro o body e depois as calças por cima. Aqui o único conselho que me deram foi comprar calças com um elástico largo para não vincar tanto a barriga.
Calças interiores, H&M
 
 
Collants:
Ah pois é, se bem que as calcinhas interiores são muito práticas, a verdade é que se é para andar de perna ao léu, os bebés precisam de uns collants, para ficar mais bonitinho. Como eu não tenho roupa nenhuma que o rapaz ande de perna ao léu, não tenho collants e acabou.
Collants, H&M
 
Fofos:
A primeira vez que ouvi falar em fofos, pensei que a pessoa se estava a referir a uma peça de vestuário fofinha e não que aquilo era o nome de alguma coisa que realmente existia. E o que é exactamente um fofo? Epah, é uma peça de vestuário que se usa por cima, portanto geralmente é toda pipi, mas que não tem pernas, portanto mais estilo body. Ah, e na zona da fralda é assim mais…. Farfalhuda…. Confusos? Pois, também eu. O que vale é que roubei aqui umas fotografias de fofos para terem uma ideia.
E não, não comprei nenhum, nem me ofereceram nenhum. Verdade seja dita, parece mais uma peça de roupa que se use na primavera ou verão, e parece mais de menino que menina. Aliás, quando mostrei ao meu marido um fofo a resposta dele foi qualquer coisa do género, “não achas que é demasiado amaricado para um rapaz?”. Machismo à parte, não faz muito o estilo de roupa que ando à procura não.
Fofo, Fitfiu (e sim, este é de menina mas há de menino)
Cueiros:
Toda a minha vida ouvi falar em cueiros, especialmente em livro ou em expressões, do tipo “ainda não largou os cueiros e já…” mas foi agora que cheguei à brilhante conclusão que não fazia a mínima ideia do que era um cueiro. Sempre imaginei tipo umas ceroulas (não me perguntem porquê) e afinal é assim tipo um vestido comprido! Faz-me lembrar aqueles vestidos que se vêm nos baptizados dos bebés. Ah, e é para menino e menina.
Sim, faz-me confusão… acho que nem que fosse uma menina ia comprar uma coisa dessas (mesmo que ela não nascesse no pico do inverno).
 
Cueiro, Maiorista
Carapins:
A primeira vez que ouvi falar nisto fiquei mesmo… uma palavra que não posso reproduzir aqui! Afinal isto é uma coisa básica, são aquelas pantufinhas de lã que os bebés usam. Nunca imaginei que o nome fosse esse.
Carapins, Fitfiu
Tapa fraldas:
Como descrever isto…. É uma cueca toda bonita para usar por cima da fralda? Para mim, fica na mesma categoria das coisas que são para usar no verão e assim, e que eu nunca me imagino a comprar.
Tapa fralda, Fitfiu
 
Blusas, calças, vestidos, casacos, meias e gorros:
Pronto, este tipo de roupa conheço, é o mesmo que o adulto, por isso nem vou comentar.
 
E vocês, que descobertas fizeram neste maravilhoso mundo das roupas mini? O que têm no vosso enxoval?
See yah.
 
 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Amamentação Parte I - No hospital

A Creche

Flashback – Inscrição na Consulta de Saúde Materna